Home Dicas de família Quais as vacinas para os viajantes? Prevenção já!
Quais as vacinas para os viajantes? Prevenção já!

Quais as vacinas para os viajantes? Prevenção já!

0
Uma das coisas mais importantes na viagem é a prevenção contra qualquer situação desagradável. Claro que nada é cartesiano e não podemos prever tudo, mas tem um item primordial que deve ser visto com todo cuidado: a vacinação!
Conversando com a pediatra da Luna descobri o quanto é importante estar em dia com a caderneta de vacinação, além de tomar as vacinas complementares que, infelizmente, não são dadas em posto de saúde. As vacinas complementares que foram recomendadas para a Luninha e que são importantes para as crianças que viajam são:
  • Hepatite A – A vacina imuniza contra o vírus VHA causados da hepatite. Ele é usado inativo, ou seja com pedaços mortos do vírus, portanto normalmente não apresenta contraindicações.
  • Meningite A – A vacina meningocócica ACWY (conjugada) leva a produção de anticorpos bactericidas contra os polissacarídeos capsulares dos sorogrupos A, C, Y e W-135.
  • Meningite B – A vacina protege contra a doença meningocócica invasiva causada pelo meningococo do tipo B.
  • Varicela – A vacina combate o vírus causador da catapora e é feita com o vírus varicela-zoster atenuado.
Quando saímos para uma nova viagem esse item está no topo da nossa check list e também não descuidamos das vacinas obrigatórias e recomendadas em cada lugar. São algumas delas:
  • Febre Amarela – Amapá, Tocantins, mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Pará, Goiás, Distrito Federal, alguns países da América Latina como Peru e Colômbia e Africa e Asia. Tomar até dez dias antes da viagem. Vàlida por 10 anos.
  • Febre Tifóide – locais com saneamento básico precário como Norte e Nordeste do Brasil, Ásia e Africa.
Para os pais muito atribulados e também os esquecidos seguem dois aplicativos bem bacanas:
  • Vacin Alert – ferramenta desenvolvida para auxiliar o gerenciamento da carteira de vacinação. Funciona como um complemento ao documento físico onde você marca as vacinas tomadas, vizualiza as pendências e programa o recebimento de lembretes e recomendações.
  • Viaje Prevenido – ferramenta com dicas de viagem, vacinas obrigatórias/recomendadas por país e locais para emissão de Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
Para mais informações acesse o serviço para viajantes, no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br/viajante) e confira a relação de países que exigem vacinas, quais as vacinas que são exigidas e os endereços dos centros de orientação para retirar o certificado.

Esperamos que curtam as dicas e aproveitem a viagem!
Abraços,
Família Zenke

Curta a nossa página no www.facebook.com/viajandoporai

Inscreva-se no You tube  – vídeos novos toda semana  www.youtube.com/viajandoporaifz

 

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail
tags:

Deixe uma resposta