Home América do Sul Brasil Sul Roteirinho Família pela Serra Gaúcha
Roteirinho Família pela Serra Gaúcha

Roteirinho Família pela Serra Gaúcha

0

 

Quando viajamos para a Serra Gaúcha, a Luna estava com 1 ano e meio e pesquisamos bastante para saber qual o melhor roteirinho para fazer com bebê.
Gramado e Canela são as principais cidades da chamada Rota Romântica e detêm as principais atrações para crianças. Optamos em nos hospedar em Gramado e assim começar a nossa aventura em família.
Sejam bem-vindos e participar com a gente dessa viagem!

 

Roteirinho de 4 dias

Dia #1 – Nova Petrópolis
Chegada em Porto Alegre.
Alugamos o carro na Rental Cars e pagamos em torno de R$85,00 reais a diária com o seguro.
Para pegar a estrada em direção à Gramado é só buscar pela Rota Romântica, uma estrada linda de 184 km que passa por 14 lindos municípios: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

Nós seguimos pela BR 116 (a linha preta no mapa acima) e fomos em direção à Nova Petrópolis onde foi a nossa primeira parada.
A estrada é espetacular e muito bem sinalizada. Seu nome já diz tudo… romântica!

O que fazer em Nova Petrópolis?

Praça das Flores – É a praça central da cidade. Tem inúmeros canteiros floridos e um gramado belíssimo que as crianças adoram correr e brincar.

Praça das Flores, em Nova Petrópolis
Praça das Flores, em Nova Petrópolis
Labirinto Verde – Ele fica na Praça das Flores e é uma atração imperdível e diversão certa para toda a família. O ponto alto é encontrar a parte central do labirinto e depois sair dele, que é outro desafio.
Labirinto Verde, em Nova Petrópolis
Labirinto Verde, em Nova Petrópolis
Rota Alemães do Sul – A Rota Alemães do Sul é um passeio ainda pouco divulgado mas vale muito a pena, pois é um convite para que a família curta junta uma viagem no tempo. São cinco propriedades rurais que com muita originalidade conta a história dos imigrantes do Reino da Boêmia, norte da República Tcheca.
Agendamento: (54) 3298-8092 ou 9108-5597 Adélia / (54)3298-8064 ou 9945-0806 Cláudio
Rota Alemães do Sul, em Nova Petrópolis
Rota Alemães do Sul, em Nova Petrópolis

Os lugares parecem cenários de contos de fadas e as famílias recebem o turista com as vestimentas de época e em um dos pontos há um lanche especial com guloseimas alemãs. São 2h e meia de duração e precisa ser agendado.

Rota Alemães do Sul, em Nova Petrópolis
Eles nos recebem com a roupa de imigrantes alemães

Para vivenciarmos mais a história, dormimos em uma das propriedades que também é pousada, um lugar tipicamente alemão cercado por açudes, animais e uma paisagem espetacular. São chalés simples mas bastante confortáveis e no meio da natureza.

 Pousada Verde Paraíso Estrada RS 235 – Linha Imperial – Nova Petrópolis – Estrada 9 Colônias – 2km Tel: (54) 3298-8008 ou 8411-0353 Hugo e Madalena

Pousada Campo Verde que faz parte da Rota dos Alemães do Sul.
Pousada Verde Paraíso que faz parte da Rota dos Alemães do Sul.

Dia #2 – Gramado
Gramado fica bem pertinho de Nova Petrópolis, cerca de 34 km pela estrada RS 235.
Dica: Presta atenção que em vários momentos da estrada há barraquinhas vendendo pinhão assado… hummm vale a pena comprar e saborear quentinho!!

O que fazer em Gramado?

Todos os passeios em Gramado ocupam pelo menos uma manhã ou uma tarde, principalmente com criança pequena… tudo tem que ser mais devagarzinho para que os baixinhos possam curtir de verdade.
Pousada La Lavande, um lugar para a família em Gramado.
Pousada La Lavande, um lugar para a família em Gramado.

 

Nos hospedamos na Pousada Le Lavande, bem pertinho do Lago Negro e escolhemos ficar lá por ser uma casa estilo hospedagem boutique, bem aconchegante, ótima localização, café da manhã com quitutes caseiros (geléias, pães e bolo) e com cozinha com estrutura para atender os pais.
Endereço: R. João Aldredo Schneider, 613 Tel: (54) 3282-4265
O Mini Mundo fica perto do Lago Negro, em Gramado
O Mini Mundo fica perto do Lago Negro, em Gramado

– Mini Mundo 

Na parte da manhã fomos até o Mini Mundo, esse parque de lazer em forma de uma mini-cidade. As construções e o urbanismo são pequenos, inclusive as árvores, arbustos, pessoas e meios de transporte, numa perfeição quase que inacreditável.
Você encontra importantes obras da humanidade, dentre elas castelos europeus, prefeituras ,estações ferroviárias, igrejas, torre de televisão, casarios, aeroporto e metrô, além de casas comerciais e de serviços. Atualmente são quase 140 construções dos mais variados portes, desde as mais contemporâneas, como o Aeroporto de Bariloche, da Argentina, até os prédios mais antigos, como o Castelo de Neuschwanstein, da Alemanha.
Galeteria Italia, uma ótima opção em Gramado
Galeteria Italia, uma ótima opção em Gramado

– Almoço na Galeteria Itália Av. das Hortências, 707 Tel: (54) 3286-3375

– Passeio pelo Centro de Gramado
    – Rua Coberta: É um dos pontos turísticos mais visitado de Gramado, em virtude de estar bem no centro da cidade e ligar as duas avenidas. O nome original da Rua Coberta é Rua Madre Verônica, são 100 metros de comprimento, com telhado de vidro, sendo assim os turistas poderão abrigar-se durante os dias de chuva.
     – Casas de Chocolate
     – Igreja Matriz São Pedro
     – Palácio dos Festivais
 
 
Dia #2 – Gramado
Lago Negro: Andar de pedalinho e caminhar em volta desse lindo Lago que inicialmente chamava-se de Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago em 1953, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Um caminho de saibro contorna o lago e serve de trilha para caminhadas. A maior atração do lago são pedalinhos em formato de cisnes.

Alemanha Encantada: Bem em frente ao Lago Negro tem um o parque Alemanha Encantada que encanta os turistas com os cenários, música, folclore, jardins floridos tudo isso inspirado nos contos dos Irmãos Grimm. Tem a Torre da Rapunzel com 20 metros de altura em estilo medieval de onde se tem uma vista panorâmica do Lago.

Torre encantada
Alemanha encantada

Almoço na Trattoria Del Corso – Av. Borges de Medeiros, 2345 – Tel: (54) 3036-0056

Parque Le Jardin: O Parque Le Jardin é o primeiro parque de lavandas do Brasil apresenta além das inúmeras espécies inéditas de lavandas, outras plantas lindas exóticas. É uma área de muito verde e com uma vista maravilhosa. Tem um lojinha temática com diversos produtos derivados da lavanda.

Campo de Lavandas Le Jardin
Campo de Lavandas Le Jardin

– Rodízio de Founde na Pedra no Restaurante Le Chenit – A. Borges de Medeiros, 1660 – Centro – Gramado Tel: (54) 3286-6494

Dia #3 – Canela
– Parque do Caracol: O Parque do Caracol é um parque lindo habitado por índios caigangues que viviam nas florestas araucárias. Tem diversas atrações para adultos e crianças. Veja no mapa abaixo e escolha as atrações. Nós fizemos o passeio de trenzinho na Estação Sonho Vivo, fomos até as corredeiras e barragem, a plataforma da Cachoeira do Caracol e a Escada da Perna Bamba para ver a cachoeira lá de baixo. Aproveitamos toda a manhã e almoçamos no parque.
Endereço: RS 466 – KM0 – Canela Tel: (54) 3278-3035. Informações Turísticas: (54) 3282-2200 
Castelinho CaracolUma das primeiras residências de Canela, construída entre 1913 e 1915 de encaixes e parafusos, sem uso de pregos. Abriga um museu da Família Franzen e funciona uma casa de chá com o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha, servido a partir das 14h da tarde. Atrás do terreno tem uma ponte de madeira e uma floresta que parece que estamos caminhando pela Alemanha.
Primeira casa de colono alemão em Canela.
Primeira casa de colono alemão em Canela.

– Vale dos Dinossauros: O Vale dos Dinossauros é um pedacinho da Pré-História em Canela. Inaugurado em 2014 fica em um vale de 25 mil metros e traz cerca de 30 espécies de dinossauros animatrônicos que emitem sons semelhantes e fazem movimentos.

Endereço: Rodovia RS 466 (Estrada do Caracol), 1600 – Canela
Várias réplicas gigantes dos dinossauros.
Várias réplicas gigantes dos dinossauros.

– Jantar no Restaurante Mamma Mia  – Av. das Hortencias, 3400 Tel: (54) 3286-1991

Dia #4 – Gramado

Zoologico de Gramado: O Gramadozoo foi inaugurado em 2008 e fica em uma área linda com uma proposta super bacana: para conhecer o turista caminha 1,2 km sem jaulas e grades e apenas com vidros blindados e enormes viveiros de imersão que reproduzem com fidelidade o habitat dos animais.
Endereço: RS – 115, s/n – Várzea Grande Tel: (54) 3421-0800
Gramadozoo e seus animais
Gramadozoo e seus animais. Fonte: www.gramadozoo.com.br

 

Aldeia do Papai Noel: A Aldeia do papai Noel fica em um lindo parque no centro de Gramado. Espalhados pelo parque é possível conhecer o Parque da Neve, a Árvore dos Desejos, o Trenó Voador, o Chalé dos Ursos, a Fábrica de Brinquedos, a Casa do papai Noel, as renas de verdade e muitas atrações bacanas que encantam as crianças e adultos.

Endereço: R. Bela Vista, 353 – Centro Tel: (54) 3286-7332

Aldeia do Papai Noel tem muitas atrações
Aldeia do Papai Noel tem muitas atrações

Esperamos que curtam as dicas e aproveitem a viagem!
Abraços,
Família Zenke

Curta a nossa página no www.facebook.com/viajandoporai

Inscreva-se no You tube  – vídeos novos toda semana  www.youtube.com/viajandoporaifz

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta