Home América do Sul Brasil Sul T5Ep3 Refúgio Ecológico Pedra Afiada e os canyons de Praia Grande (parte 1/2)
T5Ep3 Refúgio Ecológico Pedra Afiada e os canyons de Praia Grande (parte 1/2)

T5Ep3 Refúgio Ecológico Pedra Afiada e os canyons de Praia Grande (parte 1/2)

0

Em setembro de 2017 resolvemos fazer um passeio por Santa Catarina e além de conhecer Florianópolis (Leia o nosso roteiro Florianópolis com criança: atrações para curtir a Ilha da Magia) fomos 5 dias para o interior conhecer o Refúgio Ecológico Pedra Afiada e os grandes canyons de Praia Grandealém de subir a Serra do Faxinal e conhecer os Canyon Itaimbezinho de cima. Não imaginávamos as belezas do estado, aliás corrigindo, na TV e nas fotos os lugares são lindos, mas bem aquém do que vimos e vivemos por lá.

Conhecendo os grandes canyons de Praia Grande

Para chegar em Praia Grande alugamos um carro na Rentcars, quando chegamos no aeroporto de Florianópolis. De lá para Praia Grande são 283 km de estrada tranquila e bem pavimentada que fizemos devagar por volta de 4 horas de viagem.


O que fazer em Praia Grande

Praia Grande é um lugar para descansar mas tem muitas atrações de ecoturismo como trilhas, cachoeiras, esporte de aventura e experiências rurais. Isso tudo faz muita diferença para as famílias que vivem na cidade e querem recarregar as energias tendo contato com a natureza. Nós amamos dar essas escapadas e percebemos que as crianças adoram também. Para as trilhas estávamos acompanhados pela guia Daniela Schimith (Tel: 048 9159-8341), credenciada e conhecedora de toda a região que super indicamos.

booking

1) Trilha para Cachoeira da Onça

Essa é uma trilha bem tranquila para adultos e crianças de qualquer idade e fica dentro da propriedade do Refúgio Ecológico Pedra Afiada, onde ficamos hospedados. Ao longo do caminho, encontramos belas paisagens até chegar na cachoeira que é a principal atração do passeio. São mais ou menos 35 minutinhos de trilha indo em ritmo devagar. Lá no local é possível tomar banho no poço que se forma e fazer rapel no paredão de 3o metros de altura, aos lado da cachoeira (agendar com antecedência na pousada)

trilhacachoeiradaonça1

trilhacachoeiradaonça2

 

2) Mini circuito para crianças

Dentro do Refúgio Ecológico Pedra Afiada há um espaço bem legal para as crianças. É um mini circuito cheio de desafios e obstáculos para que elas, desde cedo, possam se adaptar a esporte de aventura.

pedra6

 

2) Piscinas naturais do Canyon Malacara

Essa trilha é um nível médio e consideramos que tanto o adulto quanto a criança tenha que ter um pouco mais de experiência. São 2 km de ida e volta e em alguns trechos tem que passar por dentro do Rio Malacara mas é raso, molhando a metade da canela. Passamos por lugares alucinantes e a guia Daniela Schimith contou curiosidades desde a formação dos Canyons, plantas pré-históricas, fauna existente,  história do Parque e a cultura na época dos tropeiros. O final da trilha é surpreendente com um paraíso cheinho de piscinas naturais e pequenas quedas d´água. (Assista aqui o episódio que mostra a Trilha do Canyon Malacara)

trilhamalacara

trilhamalacara2

 

3) Tirolesa e Rapel

Dentro do Refúgio Ecológico Pedra Afiada tem uma central de atividades de aventura tudo super bem organizado, com profissionais qualificados e com equipamentos de extrema segurança. A tirolesa tem 250 metros e pode criança a partir de 3 anos. O rapel é feito na cachoeira Boca da Onça, cerca de 1 k e meio da pousada, com uma descida de 30 metros no paredão ao lado da cachoeira. Tem um belo visual do vale.

tirolesa-2

rapel

4) Quadriciclo pela zona rural

Esse passeio é imperdível para conhecer melhor a região, passando por campos lindos, riachos, casebres e termina dentro do Canyon Índios Coroados. Dura mais ou menos 1 hora e meia por entradinhas de terra de pouco movimento.

passeio

5) Almoço em um restaurante rural

Essa é uma experiência bem bacana para a família que quer ter contato com a culinária da região e ainda almoçar em uma casa de madeira, como se fosse um celeiro. O Casa Nossa Restaurante Rural é um show de delícias e é ponto turístico da região, que faz parte da Rota Sabores dos Canyons! A proprietária Brandi é um amor e faz questão de servir a todos e explicar os pratos. Lá não tem cardápio e depende dos produtos do dia que são fresquinhos da horta para a mesa. A decoração rústica faz a gente viajar e voltar na época dos tropeiros, fora que as peças antigas dão um charme completo ao local. Não deixe de experimentar o suco de amora colhido do pé e o doce de abóbora em calda (iiiii tem casquinha em volta e molinho por dentro!)

casa nossa

Assista o episódio do Viajando por Aí que foi ao ar na TV

Assista aqui a segunda parte do episódio 

 

Quer reservar hotel em Praia Grande?

É só clicar no banner abaixo e garantir o menor preço do Booking, ou se preferir, clicar aqui. Você não paga nada por isso e ainda fornece uma pequena comissão o blog.

booking

E você, já conhece os Canyons de Santa Catarina? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua viagem e suas dicas.

Procure pela hashtag que usamos nas redes sociais Facebook Instagram#vpaempraiagrande  

Inscreva-sem no nosso Canal You Tube!

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta