Home América do Sul Brasil Sul Florianópolis com criança: atrações para curtir a Ilha da Magia
Florianópolis com criança: atrações para curtir a Ilha da Magia

Florianópolis com criança: atrações para curtir a Ilha da Magia

10

Nesse post contaremos um pouco da nossa experiência em Florianópolis com criança e mostrar as várias atrações para curtir o melhor da Ilha.

No final de semana de 21 a 24 de setembro fomos para Florianópolis participar do 2º Encontro de Blogs Expert – Viagem com Crianças. Foram 11 blogs escolhidos para uma press trip e, em 4 dias, mostrar algumas das maravilhas de Floripa, a linda Ilha da Magia.

Florianópolis, a Ilha da Magia

Não é à toa que Floripa, como é carinhosamente chamada, é uma das capitais com maior qualidade de vida do Brasil. É só olhar em volta para perceber que a linda capital de Santa Catarina tem vários pontos positivos como belas paisagens, praias lindíssimas (são 42 praias), excelente infraestrutura e gastronomia internacional. Esses são alguns dos inúmeros fatores que a torna bastante atrativa a ponto de 52% da população ser de fora da ilha.

citytourfloripa17

Os quatro dias que passamos por lá, ficamos hospedados em dois lugares diferentes:  Pousada dos Chás Hotel Boutique (Leia aqui o post completo sobre a Pousada dos Chás) e  Porto Sol Ingleses. Foram dias maravilhosos mas ainda foi pouco pela diversidade de atrações que a cidade oferece. Então, a #primeiradica é pelo menos ficar 5 dias e planejar um roteiro bem organizado para aproveitar um pouco de cada lugar (até porque a ilha é enorme e a distância entre os lugares são grandes)

Como chegar?

De avião

Florianópolis tem um Aeroporto onde chegam vôos nacionais diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Campinas. De fora do país apenas de Buenos Aires. Como o aeroporto é localizado no sul da ilha fica um pouco distante dos bairros mais procurados pelos turistas como o Centro, Campeche, Joaquina, Jurerê Internacional, Ingleses e Santinho,  então a  #segundadica é sempre saia bem cedo para retornar para pegar o seu voo, pois o transito é bastante complicado, principalmente em dia de jogo no estádio.

De carro

De São Paulo são 700 km em uma estrada boa e quase toda duplicada.

Curitiba fica a 400 km e quem vem de São Paulo pode ser uma alternativa dividir a viagem e dar uma passadinha por essa bela cidade. Como sugestão de hospedagem, indicamos o Slavieiro Executive Hotéis, em Batel, um bairro cheio de vida e com muitos bares, shoppings e restaurantes. Assista aqui os episódios que gravamos lá.

Porto Alegre são 470 km e a estrada é ótima.

O que fazer?

Nos três dias que passamos lá, fizemos alguns principais passeios interessantes:

 

Projeto Tamar – Tartarugas Marinhas

projeto tamar1

Esse foi um dos lugares que amamos conhecer e super indicado para adultos e crianças. São vários tanques com diferentes espécies de tartarugas marinhas. A visita é guiada e super interessante e educativa. A Luna adorou ver as tartarugas imensas de perto. Leia o post completo aqui!

projeto tamar14

projeto tamar12

 

City Tour em Floripa

Uma opção interessante é contratar uma empresa e fazer um city tour para conhecer a história de Floripa. Nós fizemos com a EcoExperiências e tivemos uma autêntica vivência na Ilha. Os passeios são diferentes do tradicional e envolvem conexões culturais e ecológicas, sempre voltadas para a preservação do patrimônio natural e cultural. Fomos conhecer diversos pontos lindos.

Mirante do Morro da Lagoa da Conceição

É um dos locais mais indicados para ver Floripa do alto. Fica localizado entre a região central da cidade e o leste da Ilha. Tem estacionamento, barraquinhas de souvenirs e uma plaquinha fofa para tirar foto com o nome da cidade.

mirante morro da conceição

citytourfloripa15

 

Memorial ao Miramar

No ano de 1925, a prefeitura construiu um trapiche perto da Praça XV de Novembro. O trapiche avançava sobre o mar e servia de embarque e desembarque de passageiros. Rico em detalhes arquitetônicos neoclássicos e Art Déco, o trapiche funcionava como confeitaria, restaurante e bar. Era frequentado pelas famílias tradicionais de Florianópolis. Hoje está preservado o arco de entrada e suas colunas e percebe-se o calçamento feito em Florianópolis, onde antes era mar.

citytourfloripa1

Praça XV de Novembro e sua linda Figueira Centenária

Foi a partir desse local que a cidade começou a crescer com pequenas ruas que, na época, costeavam a praia. Ela fica no Centro Histórico que tem lindos casarios preservados. Bastante arborizada com palmeiras imperiais e outras plantas decorativas, a sua grande atração é a Figueira Centenária. citytourfloripa2

citytourfloripa4

Catedral Metropolitana

Construída a mando de José da Silva Paes, primeiro governador da antiga Capitania, antes era uma pequena capela em homenagem a padroeira da cidade. A obra da Catedral começou em 1748 e foi concluída após 25 anos. Possui um importante acervo de Arte sacra e um órgão de tubos alemães com carrilhão central com cinco sinos.

citytourfloripa3

citytourfloripa16

Palácio Cruz e Souza

Conhecido como “Palácio Rosado”, foi construído no século XVIII para ser a sede do governo, mas também foi residência dos governadores no tempo da Colônia, dos presidentes da Província, durante o Império, e dos chefes do Executivo Estadual. Fica em frente à Praça XV de novembro e possui detalhes belíssimos.

citytourfloripa5

Calçadão da R. Felipe Schmidt e o famoso Senadinho Ponto Chic

O calçadão mais famoso do centro histórico possui prédios antigos e arquitetura bastante preservada. Hoje com várias lojas comerciais, o lugar de maior destaque é o Bar Senadinho Ponto Chic, que desde a década de 60, reúne pessoas para conversar sobre política, economia e amenidades.

citytourfloripa9

citytourfloripa10

Largo da Alfândega

O prédio de cor amarelada era a antiga alfândega da Ilha. Com estilo neo clássico, hoje é cercado por um grande centro de encontro da população com feira, praça com banquinhos e muitos turistas circulando. Dentro do prédio possui lojinhas de artesanatos com produtos dos artesãos locais.

citytourfloripa11

citytourfloripa6

Mercado Público de Florianópolis

Fica bem ao lado da alfândega e construído, em 1899 para renovar o antigo mercado que tinha no Largo da Matriz. É um verdadeiro ponto de encontro de cultura, arte e gastronomia. Tem um pavilhão central cercado de bares e restaurantes com comidinhas típicas da região e alas periféricas com lojinhas que vendem de tudo um pouco, inclusive a famosa renda de bilro.

 

citytourfloripa12

citytourfloripa7

citytourfloripa8

citytourfloripa13

citytourfloripa14

 

Ver o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

No final do dia fomos conhecer Santo Antônio de Lisboa, que junto com Sambaqui e Cacupé formam a “Rota Gastronômica do Sol Poente”. É um bairro bastante típico e com arquitetura açoriana, por ter sido um dos primeiros vilarejos dos imigrantes da Ilha de Açores. Um lugar pacato e lindo para se ver o pôr-do-sol e degustar deliciosos pratos portugueses ou ostras frescas à beira-mar. Leia aqui o post completo sobre Santo Antônio de Lisboa.

santo antonio de lisboa1

santo antonio de lisboa2

Conhecer as praias de Jurerê Internacional e Ingleses

Essas duas praias, ao norte da Ilha, são balneários badalados e recheados de gente bonita. É muito comum encontrar turistas do Mercosul e famílias que querem desfrutar de praias com águas quentes e tranquilas. De um lado Jurerê, apelidada de Miami Brasileira, com grandiosos empreendimentos, mansões, carros importados e muita badalação (já foi considerada The Place to Be, pelo The New York Times, em 2009) e de outro, Ingleses, com pequenos shoppings, bares, restaurantes e forte comércio.

Praia dos ingleses
Foto: Felipe o Pequeno Viajante

Jurere Internacional

Aproveitar o Day Use nos Resorts

Essa é um dica que agrada a todos da família e nós adoramos fazer. Alguns resorts abrem suas portas para receber turistas para um day use, dependendo da taxa de ocupação do hotel. O nosso foi no Costão do Santinho que fica no final da ilha, na Praia de Santinho. O Day use tem uma taxa de acordo com a faixa etária (Crianças de 0 a 3 anos – cortesia / Crianças de 4 a 11 anos: R$ 170,50 por criança / Adultos R$ 341,00 por pessoa) e o horário de uso é de 10h às 18h. Inclui o consumo nos bares e restaurantes dentro do horário estabelecido e o empréstimo de toalha de praia. Outros consumos são cobrados ao final do dia na recepção.

Passamos um dia espetacular aproveitando a super programação do hotel, voltada para adultos e crianças. Trilhas, sandboard, piscinas aquecidas (são 4), parques infantis, Espaço Costão Kids, spa e restaurantes com gastronomia internacional.

costão

costão2

costão3

costão6

costão4
costão5

costão7

Almoçamos no Restaurante Vitória, com culinária internacional e pratos contemporâneos. Tem um buffet variado de saladas e uma estação caprichada com pratos quentes. Outra loucura é a estação de sobremesas com frutas frescas e deliciosas tortas e mousses.

costão9

costão8

costão14

costão10

costão11

Restaurante Infantil

Para as crianças tem um restaurante infantil com menu diferenciado. Todas as mesas são baixinhas e o ambiente é super colorido com painéis dos mascotes do Costão do Santinho.

costão12

costão16
Foto: Cariocando por Aí

costão13

No final do dia assistimos um show das sereias e o ballet das águas na piscina principal do Costão.

costão15

Para se informar da possibilidade de Day Use, ligue para (48) 3261 1853.

 

Outros passeios para aproveitar Floripa

  • Museu Histórico de Santa Catarina
  • Museu da Cidade
  • Fortaleza de São José da Ponta Grossa
  • Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim
  • Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
  • Parque Ecológico do Rio Vermelho
  • Projeto Lontra
  • Ilha do Campeche
  • Águas Termais de Santo Amaro da Imperatriz (29 km de Florianópolis)
  • Observação de Baleias (a partir de setembro)
  • Cachoeiras: Costa da Lagoa, Trilha dos Ingleses, Cachoeira da Solidão e Cachoeira do Poção

 

Post apoiado – Esta viagem faz parte do 2º Encontro de Blogueiros que aconteceu em Florianópolis, organizado pelo Floripa Convention & Visitors Bureau. O Viajando por Aí agradece todas as parcerias realizadas. Temos sempre o compromisso com nossos leitores e telespectadores de mantermos a transparência da experiência que tivemos e dos serviços oferecidos. 
WhatsApp Image 2017-09-19 at 15.46.28

Quer reservar hotel em Florianópolis?

É só clicar no banner abaixo e garantir o menor preço do Booking, ou se preferir, clicar aqui. Você não paga nada por isso e ainda fornece uma pequena comissão o blog.

booking

 

Veja nossas fotos no Instagram e procure pela hashtag que usamos #vpaemfloripa 

Inscreva-sem no nosso Canal You Tube!

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! Veja os minivídeos do Facebook nesse link!

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comment(10)

  1. Adorei o post e as dicas! Só fui uma vez a Florianópolis e a viagem foi muito rápida, não deu para conhecer quase nada. Preciso voltar com mais tempo. Bjs

  2. Que post incrível, pessoal! Estive em Floripa de passagem uma vez, e o pouco que fiquei por lá já foi o suficiente para eu me apaixonar pela cidade. Espero voltar em breve e colocar em prática todas as dicas que vocês deram!

    Parabéns pelo relato!
    Abraços

    Flávio

  3. Acredita que ainda não conheço floripa??!! Não sei como ainda não reservei um tempinho para ir! Mas vou providenciar isso! Adorei as dicas!

Deixe uma resposta