Home América do Sul Brasil Sudeste Rota do Lagarto com Crianças: um passeio nas Montanhas Capixabas
Rota do Lagarto com Crianças: um passeio nas Montanhas Capixabas

Fizemos esse roteirinho no início do ano que nos ajudou a conhecer essa linda região nas Montanhas Capixabas. Escrevemos esse post para o querido blog do Felipe o Pequeno Viajante para compartilhar essa aventura com vocês. Esse lugar especial será mostrado na 3ª temporada que está indo ao ar na tv na semana que vem e vamos contar tudo, em primeira mão, desse lugar fantástico – a Rota do Lagarto!

Rota do Lagarto com criança

Uma rota pouco conhecida e que já fazia parte da nossa lista de desejo. Um lugar lindo que fica no município de Pedra Azul, nas Montanhas Capixabas, cerca de 2 horas de Vitória. Há quem diga que o Espirito Santo só tem as praias e vimos o quanto o estado é lindo além do litoral.

A rota são quase 7 quilômetros de estradinha encantadora, bucólica e estilo europeu. Ela faz parte do Parque Estadual Pedra Azul onde tem uma pedra linda com o mesmo nome, que também é conhecida como Pedra Mágica, por considerar que muitas vezes muda de cor pelo menos mais de 30 vezes no dia. Essa explicação é pela incidência de luz e a posição do sol, além de musgos encontrados na pedra. Mas a maior atração não é só a cor e sim o enorme lagarto que sobe a pedra. Isso mesmo!! Uma pedra imensa que fica grudadinha na Pedra Azul que dependendo do ângulo de visão, parece um enorme lagarto! Lindo, imponente e que chama a atenção dos adultos e da garotada! Esse é motivo do nome Rota do Lagarto.

Vista da Rota do Lagarto e suas belas paisagens

Como chegar

Ao sair de Vitória e seguir em direção à Belo Horizonte pela BR 262, a Rota do Lagarto tem início no km 88, bem lá em cima, entre as cidadezinhas de Domingos Martins e Pedra Azul. A entrada para a rota fica no Restaurante e Pousada Peterle e vai até a Rodovia ES 164.

rota do lagarto
Essa é a entrada para a rota que fica no Restaurante e Pousada Peterle

Hospedagem em Pedra Azul

Existem várias opções de hospedagem, desde pousadas pequenas e aconchegantes, até hotéis imensos. Escolhemos ficar hospedados na Pousada dos Pinhos, um lugar parecido com um hotel fazenda e bastante voltado para família. Tem uma área de lazer espetacular, suítes confortáveis, recreação infantil variada e comidinha caseira deliciosa. A dona Isabela, proprietária da pousada, recebe os convidados com o maior carinho e circula entre as famílias com alegria e simpatia. Nos sentimos super acolhidos e felizes com a escolha.

Vista da Ala Pedra Azul, na Pousada dos Pinhos
Pousada dos pinhos2
Esse foi o nosso quarto na Ala Pedra Azul, na Pousada dos Pinhos
Pousada dos pinhos3
Vista da linda Pedra Azul da varanda do nosso quarto.
Pousada dos pinhos8
A Pousada dos Pinhos tem um espaço maravilhoso com piscinas e hidromassagens

Atrações da Rota do Lagarto

Conhecer a rota e curtir seus cantinhos é ideal em um final de semana ensolarado e vamos contar o roteiro que fizemos lá:

Primeiro dia:

– Passear pela rota de bike elétrica: Chegamos por volta das 9h30 e fomos direto para o final da rota para pegar as bicicletas elétricas na Pedra Azul Ecotur. Essa é uma alternativa bacana e divertida para curtir a estradinha e descobrir sua paisagem com tranquilidade. Passeamos por umas 2 horas e fizemos uma parada para o almoço.

Rota lagarto1
Esse passeio é espetacular e conhecer a rota de bike é incrível!

– Almoçamos no Restaurante Don Lorenzoni Duo que tem uma comida maravilhosa italiana e, ao lado, um espaço aconchegante com drinks e picolés italianos chamado Salumeria, com drinks e picolés italianos sensacionais. Os dois tem uma vista privilegiada, aos pés da Pedra Azul.

O jardim do Don Lorenzoni é colorido com flores por toda parte.

– Cavalgada Ecológica no Fjordland: essa é outra atividade que não tem como não fazer. É uma cavalgada de 20 minutos por trilhas nas florestas nativas tendo como cenário a linda pedra mágica. Passamos por eucaliptos e o cafezal onde se cultiva o café orgânico Heimen, que é possível degustar na cafeteria da Fjordland. Nessa cavalgada só permitem crianças a partir de 5 anos, mas para os pequenos tem um circuito de 5 minutos na pista que a Luna adorou.

A cavalgada no Fjordland é imperdível passando por trilhas e paisagens sensacionais e sempre na presença da imponente Pedra Azul

– Lanche na Delicatessen Marietta: voltamos para devolver as bicicletas e aproveitamos para curtir as lojinhas fofas que tem no final da rota. E uma delas é essa delicatessen e comer suas deliciosas guloseimas…  Ela fica bem ao lado da Pedra Azul Ecotur e mais parece a casa da vovó. O jardim fica perfumado pelo cheirinho dos bolos e biscoitinhos amanteigados. Um cafezinho no lindo jardim é um convite também para apreciar o entardecer com a vista da pedra.

O jardim da Marietta Delicatessen é perfumado pelos cheirinhos dos bolos, biscoitinhos e tortas feitos pela Lucia, a simpática proprietária.

Espaço Túia: uma lojinha de artesanato que fica no mesmo jardim da Marietta e tem artesanatos incríveis dos artesãos locais e também peças das inúmeras viagens internacionais da Thais, proprietária do espaço. Além disso, eles fazem um crepe e um galette dos deuses e aproveitam a rica oferta de produtos do agroturismo local e fazem recheios especiais como o socol e o cogumelo shitake.

Espaço colorido da Tuia Creperia um lugar imperdível na Rota do Lagarto, em Pedra Azul.

Segundo dia:

– Trilha no Parque Estadual Pedra Azul: chegamos no parque às 9 horas da manhã, porque o passeio estava agendado às 9h30 e não queríamos atrasar. Como estávamos com criança pequena, o carro pôde subir até a base da trilha onde tem uma casa de apoio e os guias ficam à espera dos turistas. Para esse passeio é necessário agendar com antecedência de uns 15 dias, pois há limitação de turistas (50 pessoas/dia e por horário – 9h30 e às 13h30) Agendar pelo e-mail meioambiente.es@gmail.com ou pelos telefones (27) 3248-1156 ou (27) 99739-8005

O Parque Estadual Pedra Azul está aberto ao público em geral com duas trilhas lindas. É necessário reservar com antecedência

Almoço no Restaurante Alecrim: localizado no final da rota, mas já na ES 164, esse restaurante é um charme só. Com uma cara provençal e cores marcantes o Alecrim é um dos queridinhos da região e sua comida estilo slow food é um convite aos que têm prazer em comer. Adoramos as massas artesanais e as sobremesas.

Jardim primoroso do Restaurante Alecrim. Paz e alto astral!

Espero que tenham gostado das dicas!

Abraços, Família Zenke

Curta a nossa página em www.facebook.com/viajandoai