Home América do Sul Brasil Sudeste Pedra Sonora: visite essa linda escultura da natureza pertinho de Penedo
Pedra Sonora: visite essa linda escultura da natureza pertinho de Penedo

Pedra Sonora: visite essa linda escultura da natureza pertinho de Penedo

0

Como frequentadores da região, nunca havíamos escutado nada a respeito da Serrinha, como é carinhosamente chamada a Serrinha do Alambari. E ela foi uma grande descoberta quando passamos esse último final de semana em Penedo! Já havíamos aproveitado os passeios, caminhado pelo centrinho visitando as lojinhas e ido a Casa do Papai Noel até que resolvemos nos aventurar e dar um pulinho na serrinha para conhecer uma das grandes atrações de lá – a Pedra Sonora.

Como chegar

Ao sair de Penedo e passar pelo pórtico da entrada da cidade, seguir à esquerda pela rodovia RJ163, a caminho de Visconde de Mauá. Depois de uns 15 a 20 minutos tem uma entradinha discreta com uma placa indicando Serrinha que levará a esse paraíso verde pouco conhecido entre os turistas. Seguir a estradinha que é margeada por um lindo riacho e logo na frente há uma placa indicando Pedra Sonora e depois de 5 minutos, voilá, lá está a bela pedra!

Entrada discreta para a Serra do Alambari
Entrada discreta para a Serrinha do Alambari

 

A estradinha simples e discreta que leva a Serrinha do Alambari
A estradinha rústica que leva a Serrinha

 

A estradinha é margeada por um lindo riacho
A estradinha é margeada por um lindo riacho

 

A lenda

Ela é tombada pelo Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende e sua história é de origem indígena que conta que há muitos anos, naquele local, os índios Coroados disputavam a posse das terras com os índios Puris. Certo dia, um chefe índio, fazendo reconhecimento do local, recebeu uma flechada no pescoço. Impossibilitado de gritar por socorro, sentindo que ia morrer, ajoelhou-se junto à pedra, deixando seu machado cair sobre ela. A pancada emitiu um som que ecoou pela encosta. Ao constatar o fenômeno, o índio bateu outras vezes com o machado. Curiosos com o ruído que ouviram, seus companheiros não tardaram a chegar ao local, a tempo de salvá-lo. Então, hoje em dia, quem bate na pedra e provoca seu som característico é protegido de todos os males.
A Pedra Sonora é uma linda escultura da natureza e uma das atrações da Serrinha
A Pedra Sonora é uma linda escultura da natureza e uma das atrações da Serrinha
A Pedra Sonora e sua lenda
A Pedra Sonora e sua lenda

 

Curta a nossa página no Facebook aqui

Inscreva-se no nosso Canal You Tube aqui

Siga-nos no Instagram

 

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta