Home América do Sul Brasil Sudeste T4Ep3 Gruta de Maquiné, a Rota das Cavernas Mineiras (parte 1/2)
T4Ep3 Gruta de Maquiné, a Rota das Cavernas Mineiras (parte 1/2)

T4Ep3 Gruta de Maquiné, a Rota das Cavernas Mineiras (parte 1/2)

0

Rota das Cavernas de Peter Lund é um convite irrecusável para conhecer os patrimônios arqueológicos e espeleológico do Brasil, que compreende as famosas MaquinéRei do Mato e Lapinha, a Rota das Cavernas Mineiras.

 

Maquiné, Rei do Mato e Lapinha, as Cavernas Mineiras

As três grutas ficam bem pertinho de Belo Horizonte, o que é um bate e volta maravilhoso quando a ideia é partir para as cidadezinhas que circundam a capital mineira. O caminho é lindo e especialmente desenhado para os amantes de ecoturismo. Nós resolvemos começar pela pitoresca cidade de Cordisburgo, terra de Guimarães Rosa, para conhecer a Gruta de Maquiné e à tarde fomos para a Gruta Rei do Mato (Assista o vídeo aqui). Para isso, ficamos hospedados no hotel HC Hotel Paraopeba, na cidade vizinha de Paraopeba. Depois de visitar as duas grutas, partimos para Lagoa Santa, e pernoitar no Promenade Hotel & Spa, para descansar e no dia seguinte sair cedo para a Gruta da Lapinha.  (Leia aqui o post com o nosso roteirinho)

Gruta de Maquiné é especialmente linda e foi a única que a Luna visitou por inteira (pode criança a partir de 3 anos). Seus salões imponentes e enormes nos deixaram encantados. No vídeo abaixo, você vai conhecer a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo.

 

Gruta de Maquiné

Ao entrar na gruta, sentimos como se estivéssemos embarcando em uma aventura rumo ao mundo subterrâneo. Seus salões, histórias e belezas naturais nos deixaram estasiados com essa caverna que foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, Foi aqui em tudo começou tanto que é considerada referência inicial da paleontologia no Brasil.

Foi por meio do escritor Guimarães Rosa que a gruta se tornou conhecida e não foi por menos, pois sua arquitetura natural, que decora os 650 metros visitáveis, nos fazem entender o porquê da paixão do escritor. Cortinas, estalactites e estalagmites são estrategicamente iluminados para realçar tantas belezas.

grutademaquine4

 

Infraestrutura

Possui uma bilheteria, uma área para receptivo turístico, banheiros, lanchonetes, lojinhas de artesanato, restaurante, anfiteatro aberto, museu da gruta e um pequeno estacionamento.

Recomendação

É obrigatório o uso de sapatos fechados, como tênis, boots ou botas. É  permitida a entrada de crianças acima de 3 anos de idade, mas somente acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Como Chegar e Horário de Visitação

Funciona diariamente das 09:00 às 16:00

Gruta de Maquiné –Tel: (31) 3715-1310 e (31) 3715-1078

 

Quer reservar hotel em Belo Horizonte?

É só clicar no banner abaixo e garantir o menor preço do Booking, ou se preferir, clicar aqui. Você não paga nada por isso e ainda fornece uma pequena comissão o blog.

booking

E você, já conhece a Rota das Grutas Mineiras? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua viagem e suas dicas.

Procure pela hashtag que usamos nas redes sociais Facebook e Instagram: #vpaemrotadasgrutasmg 

Inscreva-sem no nosso Canal You Tube!

Se você gostou desse post acho que vai gostar de explorar outras rotas mineiras:

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta