Home América do Sul Brasil Sudeste Diversão imperial no Hotel Fazenda Ponte Alta
Diversão imperial no Hotel Fazenda Ponte Alta

O Hotel Fazenda Ponte Alta fica em Barra do Piraí, uns 125 km do Rio de Janeiro e fizemos em 2h30 em um ritmo tranquilo. Ao pegar a Dutra é só seguir em direção para São Paulo, subir a Serra das Araras e entrar para Piraí (saída 236). Seguir em frente por uns 18 km e logo aparecerá a linha do trem e uma antiga estação chamada Santana de Barra. Preste atenção, pois a placa da fazenda está bem apagada. Atravesse a linha do trem e logo vire à esquerda margeando a linha e subindo uma ligeira ladeira. A Fazenda fica no final dessa rua.

Entrada para Barra do Piraí, km 236 da Dutra

Antiga Estação Ferroviária

Quando chegamos na entrada do Hotel Fazenda Ponte Alta sabíamos que seria um final de semana diferente. Logo ao passar o portal de entrada, seguimos uma estradinha linda com mais ou menos 2 km e no caminho já imaginamos como as pessoas chegavam no século XIX até a sede da fazenda. De carroça ou à cavalo passavam pelas mesmas paisagens que estávamos passando naquele momento…

Um cenário belíssimo com morros verdinhos, bois e vaquinhas, um lindo lago e lá no finalzinho o imponente engenho com a imensa roda d’água, cartão-postal da fazenda.

Entrada da Fazenda Ponte Alta
Caminho de 2 km até a sede da Fazenda Ponte Alta
Caminho até a sede da fazenda Ponte Alta
Antigo engenho da Fazenda Ponte Alta

Chegamos na sexta-feira às 16 horas e todos os hóspedes foram recebidos pela Baronesa de Mambucaba. A Luna adorou! É claro que a gente também! E a viagem no tempo começou… A sensação que tivemos foi que éramos convidados dos barões em sua propriedade. A Baronesa toca o sino e fomos para um lanche colonial super bem servido, com chás, cafés, biscoitinhos, chocolates, várias tortas, pastéis de queijo, sucos, frutas e foi impossível não experimentar quase tudo que tinha à mesa.

Chegada à Fazenda Ponte Alta e recepção pela Baronesa de Mambucaba
Luna e a Baronesa de Mambucaba
Lanche colonial de boas-vindas
Muitos bolos, salgados, chás e sucos

A liberdade em estar no hotel fazenda, a gentileza dos funcionários, a recreação animada da Tia Denise e a programação histórica completíssima do final de semana foi demais!!

Quartos

Na Ponte Alta as hospedagens são divididas em: Casa Grande, Enfermaria dos Escravos, Senzala e Engenho de Café, onde tem o restaurante e o espaço principal. Ficamos acomodados na antiga Casa Grande que foi bem interessante, pois Getúlio Vargas, por ser amigo da antiga proprietária, frequentava muito ali. Essa ala tem uma piscina particular e salão de jogos e no nosso quarto tinha uma cozinha de apoio com geladeira.

Os quartos são simples bem estilo fazenda com as mobílias de época justamente para contextualizar com a proposta de fazer uma viagem no tempo voltando ao século XIX. São amplos e arejados e eles possuem bercinho para bebês é só solicitar na reserva. Tem ar condicionado e roupa de cama cheirosa.

Ala Senzala
Ala Enfermaria dos Escravos
Ala Casa Grande
Nosso quarto na Casa Grande
Nosso quarto na casa Grande
Quarto na Ala Senzala

Recreação

A recreação é intensa com a Tia Denise, a famosa “tia Dê” que com carinho e alegria vai realizando várias atividades com a garotada: passeio na fazendinha para alimentar os animais, visita na horta, caminhada na trilha, piscina, passeio de charrete, hora da arte e muitas outras.

Uma dica é ligar antes para o hotel e saber a programação histórica com antecedência, pois além da recreação há atividades legais com a Baronesa e o Barão de Mambucaba. Nós conseguimos pegar um final de semana com a Visitação Guiada, o Sarau Histórico e o Baile Imperial. Simplesmente fantástico!!

Resumidamente, na Visita Guiada nós conhecemos a fazenda, a única da região com o quadrilátero funcional perfeito, e sua história.  No Sarau Histórico, que acontece em um dos espaços da senzala conhecemos como era a vida dos barões do café, as histórias da fazenda e as músicas da época. No Baile Imperial, começa com um jantar à luz de velas e depois inicia um animado baile com música ao vivo tocando o minueto e o maxixe, músicas tradicionais da época. No hotel eles alugam os trajes e a maioria dos hóspedes se caracterizam para o baile. É muito bacana e todos curtem muito e dançam também.

Prontos para o Sarau Histórico e Baile do Império
A Baronesa e o Barão caminham com os hóspedes pela fazenda contando as histórias da época do café
A vista panorâmica da fazenda do mirante.
Passeio de charrete pela fazenda
Luna na fazendinha alimentando as aves
Alimentando os porquinhos bebês

Comida

A comida do hotel é deliciosa com um gostinho bem caseiro e voltada para uma típica culinária de fazenda com quitutes de tirar o fôlego, 3 tipos de carne e muita salada. São servidos sempre 4 refeições: o café da manhã, o almoço, o lanche colonial e o jantar. Tudo preparado com muito carinho e artesanalmente pela equipe. Como a Luna almoça cedo, só achamos um pouquinho tarde o horário de 12h30 mas sempre pedíamos para o responsável na cozinha alguma coisa para ela ir comendo antes da refeição. Fica sempre disponível um prato de frutas perto da cozinha que ajudava nas colações.

Almoço
Café da Manhã

Fazenda Ponte Alta

R. Silas Pereira da Mota, 880 – Barra do Piraí – Rio de Janeiro – Tel: (24) 2443-5159 / 2443-5005

www.pontealta.com.br

Curta a nossa página do facebook aqui.

Inscreva-se no nosso canal do You Tube aqui.