Home América do Sul Brasil Sudeste Bananal, um passeio maravilhoso com amigos e família

Bananal, um passeio maravilhoso com amigos e família

3
 
Uma cidadezinha histórica e cheia de vida localizada há poucos quilômetros do Rio de Janeiro, no extremo leste de São Paulo, assim é Bananal.  Foi fundada em 1783 para ligar as capitanias do Rio de Janeiro a São Paulo sem riscos de usar as vias marítimas a partir de Paraty. Bem pequenina mas com extrema importância chegou a ser considerada a maior produtora de café do Brasil, na época do Ciclo do Café.
 
Quando chegamos em Bananal, respiramos a história do lugar e sua beleza, quando olhamos em volta e ficamos admirados com os imensos morros verdinhos que mais parecem tapetes de veludo… 
As pessoas também são simples e acolhedoras e parecem que vivem em outro ritmo preservando a rotina de cidade pequena, sentadas nos banquinhos da praça vendo a vida passar sem pressa. 
Bananal é aquele lugar ideal para um final de semana, dizemos isso porque para as famílias com o tempo muito restrito, é super proveitoso… as horas parecem que andam devagar também e dá pra fazer tudo com calma e descontração. 

Nós chegamos em um sábado pela manhã para passar o final de semana e conhecer um pouco da região. Claro, que poderíamos desbravar as cidadezinhas do entorno mas nos limitamos a aproveitar o que Bananal tinha a oferecer e já fomos com um roteirinho pronto. Vamos contar pra vocês o que fizemos e outras dicas bacanas para quem tem filhos maiores.

O que fizemos

– Visita ao Centro Histórico: na praça da matriz tem um lindo coreto preservado e lindos casarios coloridos nas ruazinhas ao redor da praça. 



– Uma das principais construções é a Pharmácia Popular, a farmácia mais atinga do Brasil inaugurada na primeira metade do século 19 pelo francês Tourim Domingos Monsier. Tivemos o prazer de vê-la aberta e fotografar os vidros de remédios antigos, mas ela está fechada atualmente.

– A Estação Ferroviária foi construída pelos fazendeiros para facilitar o escoamento da produção de café até os portos do Rio de Janeiro. Tem 28 km de trecho que liga Barra Mansa a Bananal mas não funciona mais.

Fazenda Boa Vista em 1796 foi uma das mais importantes fazendas da região na produção de café. Abrigou Duque de Caxias, comandante das tropas da Corte e prestou-lhe assistência, reabastecendo suas tropas e fornecendo animais de carga.

– Visitação na Fazenda Independência é outra atração obrigatória. O lugar é lindo com jardins projetado por Burle Max e casarão com pé direito alto e grandes portas. Louças portuguesas, lustre de cristal e mobiliário da época. Agendar com antecedência (21) 3547-9635 Ivete
 
Fazenda Resgate encontra-se em perfeito estado de conservação desde a época do período do café e é por isso que é sempre escolhida como cenários de novelas e filmes, como Cabocla sendo a residência do personagem Justino, interpretado por Mauro Mendonça. Tem um grau a mais de importância pois era onde o imperador D. Pedro II se hospedava quando ia visitar a regiãoRealizar agendamento prévio no site.
 
A Casa do Artesão é outro passeio para quem gosta de artesanatos, doces e de levar aqueles mimos para amigos e família. Fica no antigo Solar Manuel Aguiar Valim, uma construção preservada em estilo neoclássico. 
foto: http://amigosdosolar.blogspot.com.br/
 
 
Outros passeios:
 
– Cachoeira Bracuí fica ao final de uma trilha de 3,5 km (50 minutos de ida). Tem quedas e poços para banhos, uma delas com 70 m de altura. O passeio começa na Pousada da Terra.
 
– Trekking até a Pedra do Frade de onde pode-se avistar a baia de Angra dos Reis e a Serra da Bocaina. A trilha tem graduação dificil e caminhar 8 horas pela mata.
 
 

Como chegar?

Para chegar nesse paraíso é só seguir pela Via Dutra que fica a 160 km do Rio de Janeiro e pegar a saída 273 em Barra Mansa e depois seguir pela Rodovia Resgate SP 64.
Foto: Google Mapas

Onde se hospedar?

Em Bananal as hospedagens são simples a não ser que queira ficar fora da cidade em uma das fazendas históricas. Ficamos na Pousada Volterra, simples mas bem limpa e o dono super atencioso.
Outras hospedagens:

Curta a página do Viajando por Aí, e fique por dentro de mais dicas de viagem!

Abraços Família Zenke

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comment(3)

Deixe uma resposta