Home América do Sul Brasil Nordeste As jóias alagoanas Maragogi e Japaratinga
As jóias alagoanas Maragogi e Japaratinga

As jóias alagoanas Maragogi e Japaratinga

20
Praia de Japaratinga
Bem no norte do litoral alagoano ficam duas pérolas valiosas: Maragogi e Japaratinga.
Para quem chega por Pernambuco são 120 km de Recife e quem chega por Alagoas são 110 km de Maceió. (dica: por Recife as passagens aéreas são bem mais em conta e o aluguel de carro também)
Apesar de bem próximas, cerca de 5 km uma da outra, elas são bem diferentes… a primeira é mais conhecida e badalada, mas a segunda está sendo a vedete do momento – um vilarejo selvagem,  pacato e com paisagens de tirar o fôlego.
Para quem busca tranquilidade, essa é a pedida. Foi o que fizemos, Japaratinga foi a escolha e não nos arrependemos… é simplesmente um paraíso!
Caminhada, caminhada e mais caminhada!
Para os amantes da caminhada os dois lugares são perfeitos para esse lazer. São quilômetros e mais quilômetros de praia abraçada por lindos coqueirais. A areia fininha faz o contraste com o mar e a vegetação torna ainda mais belo o passeio.
Praias das Barreiras do Boqueirão, Japaratinga
Visita às piscinas naturais
Esse é um passeio imperdível para um casal em lua-de-mel e família com crianças (bebês acima de 6 meses) porque todo mundo quer tirar fotos de peixinhos coloridos, do mar transparente e das cores do mar.
Bom, ambas têm piscinas naturais belíssimas – e o melhor com água quentinha! A cor do mar é um degradê que vai desde o verde claro até um azul intenso. Então sabe aquelas capas de revistas com praias inacreditáveis? Serão essas as fotos que você irá tirar!!
As piscinas de Maragogi por serem mais reconhecidas possuem limitação de visitantes e os barqueiros são obrigados a fazer um rodízio de embarcação. Elas são lotadas e por isso corre-se um risco de o turista não curtir tanto.
Japaratinga não tem tamanha divulgação e por isso fica mais vazia e mais tranquila para mergulhar, o que é uma excelente escolha para os turistas que não gostam de tumultos. Uma dica é quando a maré está vazia você pode ir andando até as piscinas, mas fique atento com a subida da maré.
Uma outra opção é fazer o passeio nas piscinas naturais de Japaratinga (Jamerson Trindade Passeios (82) 9628-8098/8109-8920 ) que custa R$50,00 e um passeio de lancha pela costa de Maragogi para conhecer belíssimas praias como Burgalhau, Antunes e Ponta de Mangue (Jean Passeios (82)9350-7158/9169-8444) que custa R$60,00.
Piscinas de Japaratinga
Passeio de lancha. Parada no banco de areia de Barra Grande, em Maragogi.

 

Praia do Antunes

Para ver a Maré
Como a maré é flutuante é muito importante saber o momento que ela vaza pois é quando a água fica represada nos arrecifes formando as belas piscinas transparentes. Para que você saiba o momento da maré baixa, consulte o site da Marinha. (Como ver a Tábua das Marés)

Gastronomia Internacional
A culinária de Maragogi e Japaratinga é um capítulo à parte. Você pode escolher um bom restaurante e mergulhar no cardápio escolhendo os pratos que mais fazem sucesso na região, como a peixada alagoana, lagosta grelhada, arroz de polvo e o camarão.
Sugerimos 2 restaurantes maravilhosos em Japaratinga que ficamos super satisfeitos:
– Restaurante da Pousada Yapara-Tyba (www.yaparatyba.com.br)
– Choupana do Guaiamum

Quer conhecer o lugar?
Assista o Episódio 9 do Viajando por Aí 

Curta a página do Viajando por Aí e fique por dentro de várias dicas de viagem!

Abraços Família Zenke

 

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comment(20)

Deixe uma resposta