Home África Marrocos O que fazer em Chefchaouen, a majestosa cidade azul de Marrocos
O que fazer em Chefchaouen, a majestosa cidade azul de Marrocos

O que fazer em Chefchaouen, a majestosa cidade azul de Marrocos

30

Quando saímos do Deserto de Merzouga, fomos em direção à Tânger, no norte de Marrocos, visitar a incrível Chefchaouen, mais conhecida como a Cidade Azul de Marrocos. Fizemos esse lindo passeio com a Paula, da agência Viagem para Marrocos e do perfil Uma Brasileira e o Marrocos que montou o roteiro no Norte do país e nos acompanhou nessa viagem. O trajeto foi feito de carro 4×4 e passamos por estradas belíssimas, sempre com a vista das belas montanhas do Atlas.

paisagem

Chefchaouen é uma daquelas cidades que parece ter saído de uma história de livro infantil, aliás essa foi uma das perguntas da nossa filha “Mamãe, é uma cidade de história de princesa? Tem um colorido especial, uma atmosfera mágica e um clima de interior que nos contagiou assim que chegamos. Mal colocamos as malas no Riad Hicham, onde nos hospedamos e que adoramos, e já queríamos saber o que fazer em Chefchaouen, onde tirar fotos espetaculares que vimos na internet, o que comer, o que comprar, enfim, curtir bastante os dois dias que passaríamos lá.

 

chaouen3

Porque a cidade é azul?

Chefchaouen vem do berbere e se traduz como “Olhe os Chifres”, isso porque ela fica na região montanhosas do Rif, entre os picos Tisouka e Megou, que cercam a cidade formando dois chifres. Foi fundada em 1471, durante o período da Inquisição Espanhola, acabando por abrigar apenas os refugiados judeus europeus. Atualmente, a área do Rif faz parte de uma rota sagrada onde os peregrinos visitam mausoléu de antigos profetas.

Sua cor azul tem ligação com a crença religiosa judaica que acreditava que pintar as paredes das casas, muros e pisos estariam mais perto de Deus e lembraria o seu poder supremo. E caminhar pelas ruelas dá exatamente a sensação de flutuar no céu azul.

 

Chefchaouen 4

O que fazer em Chefchaouen?

Nos dois dias que passamos lá, caminhamos por alguns lugares e fizemos algumas atividades e vamos compartilhar aqui com vocês:

1. Caminhar pela Medina: A Medina é a zona histórica da cidade. É onde podemos ver os lugares mais pitorescos e captar as mais belas fotos. Caminhar, sem pressa, por suas ruas estreitas é muito bacana para entender a cultura de Chefchaouen. São inúmeras ruas e, como um labirinto, vale a pena explorar cada cantinho. O que é fascinante, além do azul das casas, são os coloridos dos tapetes, que são típicos das tribos das montanhas marroquinas e que ainda usam as mesmas técnicas de tecelagem do século XIII.

chaouen4

Outra coisa bem interessante são os pozinhos coloridos, que na verdade é tipo um cal que eles pintam as casas. Crianças e adultos ficam tão fascinados que até existem saquinhos que as pessoas levam de lembrança para os amigos.

chaouen

Entre as ruas azuis, tem vários cantinhos especiais que adoramos fotografar e o letreiro Chaouen é um pedacinho super disputado. Fica em uma pracinha com uma árvore linda que vale a pena um click!

chaouen2

 

2. Curtir a Praça Uta el-Hammam: Essa é a praça central da Medina onde ficam vários bares e restaurantes, além das inúmeras lojinhas de artesanato e souvenirs. De frente para o grande Kasbah, que é um espaço fortificado, ela é considerada o point de Chefchaouen. Sentar em um dos restaurantes, ver o vai e vem das pessoas, comer uma comida típica e encerrar com um chá de menta, é uma experiência divina que vale a pena ter esse tempinho.

Chefchaouen 2

 

3. Visitar o Kasbah: Em frente a Praça Uta el-Hammam fica o Kasbah, que é a cidade ou espaço fortificado e bastante encontrado em várias cidades de Marrocos. Em Chaouen, foi onde a cidade começou e dentro dessa fortaleza murada tem um enorme jardim central, a antiga cadeia, a antiga moradia que agora abriga uma galeria de arte com trabalhos de artistas locais e uma enorme torre com uma exposição de murais contando a história da cidade. Vale a pena a visita e subir até o último andar da torre para apreciar a bela vista.

Chefchaouen 1

 

4. Comprar sabonetes artesanais coloridos e especiarias: Esse é um tópico que fiquei enlouquecida e foi uma super dica da Paulinha – La Botica de La Abuella Alladin! Gente, o lugar é coisa de louco com sabonetes de tudo quanto é erva, incenso e defumador de tudo quanto é cheiro, perfumes, produtos naturais para a pele e cabelo e cada kit de especiaria que deixa qualquer chef maluco. Essa lojinha fica na rua ao lado da praça principal, onde tem uma banca de revista.

DCIM102GOPRO

sabonetes

 

5. Tomar suco de laranja na Medina: Essa é outra coisa muito saborosa em todo o Marrocos, que é o delicioso suco de laranja. O gosto e a cor da laranja é completamente diferente do Brasil e de outros lugares que já visitamos. Não deixe de experimentar!

Chefchaouen 3

 

Outras atividades que não fomos, mas recomendamos:

  • Visitar a Mesquita de Jemme Bouzafar, conhecida também como a Mesquita Espanhola. É uma subida é longa e dificuldade média, mas para quem quiser encarar, é considerada a melhor vista da cidade e para ver o por-do-sol.
  • Por estar em uma região montanhosa, existem algumas trilhas para ver de cima a cidade e escalar o Jeber El-Kelaa é uma das dicas de quem vai para Chaouen. No site Uneven Tenor, há uma indicação de trilha bem bacana para os que gostam de aventura e curtir a natureza.

Post apoiado – Esta viagem foi parceria com a empresa Viagem para Marrocos e  Uma Brasileira e o Marrocos  que organizaram o roteiro do Deserto de Merzouga a Tânger. O Viajando por Aí agradece todas as parcerias realizadas. Temos sempre o compromisso com nossos leitores e telespectadores de mantermos a transparência da experiência que tivemos e dos serviços oferecidos. 

________________________________

Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua viagem para te conhecer melhor.

Procure pela hashtag que usamos nas redes sociais Facebook Instagram#vpaemmarrocos

Inscreva-sem no nosso Canal You Tube e seja avisado dos novos episódios! Ah, aproveita e dá um like para ajudar nas visualizações. Obrigada!

________________________________

Planeje a sua viagem para Chefchaouen

Se você gosta das nossas dicas, planeje sua viagem pelos links indicados. Você não paga nada mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão ao blog.

booking

 

BOOKING.COM, pagando em moeda local, sempre com garantia de menor preço e opção de cancelamento gratuito.

SEGUROS PROMO. Faça seu Seguro Viagem utilizando o código VIAJANDOPORAI5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA,mas recomendado em todos os países do mundo.
RENTCARSAlugue um carro com os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
TRAVEL MOBILE. Compre CHIP DE CELULAR para utilizar em mais de 100 países. Receba na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo.

 

Outros post sobre Marrocos:

Marrocos com Criança: um roteiro lúdico e com muitas experiências
Acampamento no Deserto do Sahara: conforto em tendas de luxo
Riad Shambala, um lugar tranquilo na Medina de Marrakech
Sanssouci Collection e a incrível aula de culinária em Marrakech
Jnanat Aicha, um riad rural perto de Marrakech

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comment(30)

    1. Olá Tiago! Chaouen é uma gracinha e vale dormir uma noite e visitá-la com calma, inclusive à noite a Praça principal é cheia de barzinho e super astral com a iluminação do kasbah. Acho que bate-volta fica puxado e acaba não curtindo a cidade, mas se não tiver outro jeito é melhor do que não visitar rss. Beijos!

  1. De Tanger foram ate Chefchouen. Demorou quanto tempo ? Estrada boa ou meio que desértica entre areai e pedrinhas ?
    Ja passamos 3 semanas no Marrocos com nossa filinha de 5 meses mas tenho curiosidade com Chefchouen e o norte do país:)

  2. Achei lindo as casinhas todas azuis e a explicação que é pq fica parecido com céu e Deus :)) Adorei! Eu já ia querer esse pózinho de pintar as casas.. Qual era o valor das lembrancinhas, mt caras? Show o post!

  3. Sempre fiquei curiosa com a cidade azul por tinha essa cor, achei interessante a história e suas crenças. E realmente para uma cidade de livro infantil, cheio de detalhes e até os sabonetes artesanais é coloridos, gosteii.. Você acha que um bate e volta vale a pena?

    1. Ola! Olha sinceramente se puder dormir uma noite eu acho que vale a pena até para curtir a cidade à noite que fica ainda mais linda com a iluminação a meia luz. Mas se não tiver opção é melhor do que não conhecer rss

  4. Sempre tive curiosidade de saber pq a cidade era toda azul! Valeu a explicação! Seu post transmitiu bem como deve ser a atmosfera do lugar. Espero poder conhecer quando for ao Marrocos. Certamente, será uma das minhas opções de passeio pelo país!

  5. Ta ai um lugar que me intriga bastante é o Marrocos. Conheço pouco de lá e por isso gosto de ler sobre as cidades que os turistas brasileiros conhecem. Uma pergunta básica: você teve algum receio de ter viajado com criança pelas estradas?

    1. Olá Le! Pesquisamos muito sobre o país e fiquei bastante confiante trocando informacoes comodoros viajantes. Achei super tranquilo viajar com a nossa filha e eles amam crianças. Mas não rodaria sozinha e sim com uma empresa especializada como foi com as duas que fizemos por lá.

  6. Tenho muita vontade de conhecer o Marrocos. E essa cidade azul é muito linda!! Aqueles sabonetinhos dá até vontade de comer rsrs E fiquei com água na boca pelo suco de laranja pois adoro!!!! Parabéns pelo post e pelas dicas.

  7. Que cidadezinha linda! Mas para quem tem pouco tempo no Marrocos (uma semana), você acha que vale muito a pena ir, ou seria só se tivesse muitos dias?

  8. Eu amo azul! Imagina se não morro de vontade de conhecer essa cidade?! hehe Ela está nos meus planos… e fiquei com mais vontade depois de ver essas fotos.
    Flávia, como é a estrada? Precisa alugar 4×4 ou dá para ser carro convencional?

Deixe uma resposta