Home África Marrocos A cidade Imperial de Fès: 8 lugares lindos para visitar
A cidade Imperial de Fès: 8 lugares lindos para visitar

A cidade Imperial de Fès: 8 lugares lindos para visitar

10

Logo depois que saímos de Merzouga e curtimos uma aventura incrível no Deserto do Sahara, partimos com a Paula, da Viagem para Marrocos, em direção à Tânger, mas antes passamos por Fès, uma das cidades imperiais de Marrocos. Ela organizou um roteiro muito bacana para conhecermos a parte norte do país. Foi lá que descobrimos que o título de cidade imperial é dado às cidades que já foram capitais das antigas dinastias reinantes e são elas: Fès, Marrakech, Rabat e Meknès.

Foi muito importante estarmos com um serviço personalizado durante o tempo que viajamos por Marrocos, pois visitamos coisas e tivemos experiências incríveis, o que não conseguiríamos fazer se estivéssemos com carro alugado. Quem é da região e conhece bem o país quer te oferecer atividades para que você tenha um real contato com a cultura marroquina e não só ver os pontos turísticos.

Voltando a Fès, ela é a cidade mais antiga, fundada em 789 pelo sultão Idrissida Idris I e a única Medina considerada a maior cidade medieval do mundo em funcionamento, com mais de 10.000 ruelas recheadas de tendas, pessoas circulando, música, roupas coloridas, comidas e cheiros de especiarias e perfumes.

 

Pesquise e reserve um hotel em Fès

booking

 

 

 

Ao contrário de tudo que já vimos, inclusive na África do Sul (Leia África do Sul com criança, um roteiro mágico e cultural), Marrocos foi uma viagem pela história, especialmente Fès, que tem particularidades diferentes das outras cidades que visitamos, sendo mais rústica e antiga. Uma verdadeira viagem pelo túnel do tempo!

fès3

A cidade Imperial de Fès:  9 lugares lindos para visitar

Por ser uma cidade mais antiga que as demais, Fès apresenta muito mais história do que diversões, mas consideramos um lugar imperdível de se visitar. Ficamos apenas um dia e consideramos bastante corrido, o ideal são pelo menos dois dias para fazer as coisas com mais calma.

1. Medina e seus souks

A Medina, sem dúvida alguma, é a cereja do bolo da viagem à Fès. É o coração da cidade onde pulsa a vibração de um povo com forte identidade. Ela é o maior centro histórico do mundo árabe que permanece intacto dentro das enormes muralhas.
fesmedina
São infinitas ruas estreitas e movimentadas, onde passam pessoas a todo o momento. Achamos mais tranquila que a de Marrakech porque não passa moto, no máximo bicicleta e burrinho com cestos de mercadoria. Ah! Você pode levar carrinho de bebê tranquilamente que dá para caminhar, ao contrário do que muitas pessoas nos diziam.
fesmedina2

 

fesmedina1

 

fezmedina4
Ao caminhar pelos becos, o cheiro das especiarias, dos doces, dos perfumes, das azeitonas nos acompanham a todo momento. E essas delícias são muito baratas, só para ter um exemplo pagamos 10 diham (1 euro) por meio kilo de azeitona.
fesazeitona

 

fesdoces

 

O colorido das djellabas, túnicas tradicionais marroquinas e os famosos babouches dão alegria às ruas e fazem sucesso com as crianças. E as lojinhas de souvenirs com imãs de geladeira com miniaturas de dromedários e janelas são outras fofuras.
 fesdjilaba

 

2. Escola Islâmica Madraça Bou Inania

É uma escola islâmica situada dentro da Medina que funciona também como Mesquita, por isso é a única que tem um minarete para anunciar as cinco chamadas para a reza. Possui um portão lindo de entrada e sua arquitetura interna é bastante colorida com azulejos, trabalhos em gesso, madeira e mármore, herança dos Mirínidas, povo berbere que reinou em Fès no século XIII. Ela foi a última construída pelo império e a mas importante de todo Marrocos, alcançando o título de “A Grande Mesquita”.

fesmadraca

fes madraca

3. Universidade de Kairaouine, a mais antiga do mundo

Essa você só passa na porta porque sua entrada é restrita apenas aos cidadãos muçulmanos. Mas dá para ter uma noção da sua grandiosidade. Foi fundada por uma muçulmana em 859. A sua entrada é quase que imperceptível na Medina porque sua fachada foi tomada por lojas e tendas. Ela foi construída numa época áurea do mundo muçulmano quando estavam no início da Era de Ouro do Islã e por isso teria levado a avanços nas áreas da filosofia, matemática e ciência.

fezuniversidade

4. Jardins do Palácio Real

O Rei possui um palácio em várias cidades de Marrocos porque ele não fica em um só lugar. O Palácio Real não está aberto à visitação, mas é possível passear em seus jardins e tirar foto na fachada, lembrando que nada ligado ao exército e a polícia pode ser fotografado!

fes palacio

5. Bairro Judeu

Bem ao lado do palácio Real fica o bairro judeu com uma vasta área de compras. É bem legal caminhar pela rua principal e ver as construções bem diferenciadas, assim como vimos no bairro Mellah, em Marrakech. Eles vendem de tudo um pouco e mais uma vez ficamos fascinados pelos figos, tâmaras e damascos. Impossível resistir!

fesjudeu

6. Os curtumes coloridos

Os incríveis curtumes de Fès apareceram em muitas cenas da novela global O Clone e, com certeza, é um dos principais cartões postais da cidade. Lemos muito que o cheiro do curtume não era tão agradável e fui preparada para encarar esse desafio. Mas não foi tão aterrorizante como imaginamos, até porque só visitamos de cima, de onde se tem o melhor panorama dos tanques de tratamento do couro.

fes curtume

É um passeio inusitado e assim fomos à uma loja de couro para conhecer as técnicas artesanais usadas a centenas de anos e passadas de geração à geração. O cheiro forte é porque se usa as fezes dos pombos que acaba liberando o cheiro da amônia, um gás forte, mas eles entregam raminhos de hortelã para cheirar e acaba minimizando o odor. No final, visitamos a loja com o produtos comercializados como bolsas, sapatos, casacos, mochilas, etc.

fes curtume2

fes curtume3

7. Mirante para ver Fès de cima

Fomos até um mirante lindo para apreciar a vista da cidade. Fica perto da Medina mas não fomos à pé. No mirante possui uma fortaleza portuguesa de 1589.

fezmirante

8. Fábrica artesanal de Azulejo

Outra coisa bem interessante foi ter visitado uma fábrica artesanal de azulejo e entender como são feitas as peças tão coloridas e desenhadas. Foi uma visita guiada e eles explicam todo o processo e as variedades de trabalhos desenvolvidos. Adoramos!

fesladrilho

fesladrinho2

fes7

Post apoiado – Esta viagem foi parceria com a empresa Viagem para Marrocos que organizou todo roteiro de Merzouga até Tânger. O Viajando por Aí agradece todas as parcerias realizadas. Temos sempre o compromisso com nossos leitores e telespectadores de mantermos a transparência da experiência que tivemos e dos serviços oferecidos. 

________________________________

Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua viagem para te conhecer melhor.

Procure pela hashtag que usamos nas redes sociais Facebook Instagram#vpaemmarrocos

Inscreva-sem no nosso Canal You Tube e seja avisado dos novos episódios! Ah, aproveita e dá um like para ajudar nas visualizações. Obrigada!

________________________________

Planeje a sua viagem para Fès

Se você gosta das nossas dicas, planeje sua viagem pelos links indicados. Você não paga nada mais por isso e ainda fornece uma pequena comissão ao blog.

booking

 

BOOKING.COM, pagando em moeda local, sempre com garantia de menor preço e opção de cancelamento gratuito.

SEGUROS PROMO. Faça seu Seguro Viagem utilizando o código VIAJANDOPORAI5, você recebe 5% de desconto adicional e ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto adicional no pagamento com boleto bancário. Lembre-se que o seguro viagem é OBRIGATÓRIO NA EUROPA,mas recomendado em todos os países do mundo.
RENTCARS. Alugue um carro com os melhores preços entre várias locadoras do Brasil e do mundo. Pague em até 12 vezes no cartão de crédito ou com 5% de desconto no boleto bancário.
TRAVEL MOBILE. Compre CHIP DE CELULAR para utilizar em mais de 100 países. Receba na sua casa e instale assim que chegar no destino, sem burocracias ou perda de tempo.
Outras viagens pelo mundo com crianças:

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comment(10)

  1. Que lugares lindos! Eu amo passear por centros de cidade, por feiras.. especialmente quando têm comidas e especiarias locais assim. Ótimas dicas!

  2. ahh vc tem um peludinho no microfone tb!! o meu eh menorzinho!
    adorei as fotos e as dicas. uma pena que os trabalhadores nao usam nenhum tipo de proteção mexendo com amonia e outras substancias toxicas

Deixe uma resposta