Home África África do Sul Cuidados em um safari: algumas regrinhas para não levar um susto
Cuidados em um safari: algumas regrinhas para não levar um susto

Cuidados em um safari: algumas regrinhas para não levar um susto

10

Sempre passamos por alguns perrengues de viagem, uns engraçados e, às vezes, alguns tensos, mas que damos boas risadas depois. Nesse post, vamos contar para vocês um susto que tivemos e lembrar de alguns cuidados em um safari.

Fizemos um roteiro lindo de 12 dias (Leia África do Sul com criança, um roteiro mágico e cultural) por esse país tão incrível e emocionante e confesso que aproveitamos demais cada momento da viagem. Mas, como todo lugar diferente é um desafio, algumas situações “exóticas” pode acontecer, não é?

Nós planejamos fazer alguns safáris com a nossa filha, que na época tinha acabado de completar  3 anos de idade (Leia 4 Safáris para Criança na África do Sul). Dois desses game drive podiam ser feitos no nosso próprio carro, nos dando liberdade de seguir no nosso ritmo. Adorei, até porque já tinha lido que muitas pessoas fazem essa modalidade e acham muito tranquilo. Então voilá!

africa5

A aventura

Pois bem, chegamos na portaria da Reserva Kragga Kamma, em Porto Elizabeth. Devia ser uma 15h da tarde e, por ser verão, o parque fechava às 19h. Eles foram super gentis, nos explicaram as instruções do game drive (em inglês) e nos entregaram um folheto com os cuidados para se fazer o self drive na reserva. Fizemos algumas perguntas e entramos no parque.

Tudo muito lindo e com cenários belíssimos. Nossa filha Luna estava radiante e super empolgada vendo os animais, aliás, é muito bacana porque eles distribuem uma folha para cada pessoa do carro com as fotos dos animais e quem encontrar primeiro tem que marcar um X e ganha o jogo quem achar o maior número de animais primeiro.

Vimos zebras pastando, famílias de javalis africanos (chamado de pumba), hienas caminhando e os springbocks, que são os impalas que se parecem com os veados. E lá íamos fotografando tudo sem pestanejar. Absolutamente deslumbrados!

No Kragga Kamma vários avestruzes atravessam a pista e nos acompanham sem medo algum

Muitos antílopes e gnus encontramos por toda reserva do Kragga Kamma

Encontramos muitos búfalos na reserva

Até que, quando seguimos por um dos caminhos indicados, e viramos uma curva, demos de cara uma enorme rinoceronte que estava com seu filhote. Imagine a cena: nós três dentro do carro e o animal imenso bem do ladinho do caminho por onde íamos passar! Ela olhou pra gente e o coração chegou a bater a 1000 por hora. Eu e o Paulinho nos olhamos e ao mesmo tempo falamos: “E agora? ferrou!”

E olha que demais quando nos deparamos com o rinoceronte e seu filhore

Como tínhamos lido e prestado bastante atenção nas regras do self drive e nos cuidados em um safari, sabíamos que não podíamos enfrentar o animal e muito menos forçar a passagem. Então, Paulinho desligou o carro e ficamos ali esperando, até ela  resolver sair do caminho e atravessar a pista. Juro, demorou uns 20 minutos, e foi tenso no início. depois ficamos mais tranquilo aproveitamos para observar como a rinoceronte comia com seu filhote, o cuidado com ele e a calma com que vivia ali naquela reserva.

Foi um grande susto que vivemos lá e aproveitamos para ressaltar algumas atenções ao fazer participar de um safari ou fazer um auto drive.

O que levar e cuidados em um safari

  • Jamais desça do carro, seja por qualquer motivo, pois os animais ficam escondidos e você pode ser surpreendido por um.
  • Não coloque braços e a metade do corpo para fora do carro
  • Procure fazer gestos mais discretos e falar baixo, ao estar próximo de um animal
  • Nunca enfrente um animal ou tente forçar passagem, pois eles podem se irritar ou ficar assustados e reagir de uma forma inesperada.
  • Leve protetor solar, chapéu ou boné, repelente e água.
  • Use roupas leves, casacos barra vento (de preferência coes neutras), tênis ou bota de caminhada
  • Lógico que levar máquina fotográfica e binóculo são itens obrigatórios

Outros posts sobre a África do Sul

________________________________________________

Pesquise e reserve um hotel na África do Sul

É só clicar no Booking e garantir o menor preço. Você não paga nada por isso e ainda fornece uma pequena comissão o blog.

booking

Veja nossas fotos no Instagram e procure pela hashtag que usamos #vpanaafricadosul 

Inscreva-sem no nosso Canal You Tube e seja avisado dos novos vídeos!

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! Veja os minivídeos do Facebook nesse link!

________________________________________________

E vocês já passaram algum perrengue? Escreva aqui nos comentários e compartilhe a sua história.
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema Perrengues de Viagem, realizado por vários blogs de viagem. Confira outros perrengues pelo mundo:

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comment(10)

  1. Este é o tipo de safari que tem que ter muita coragem, fico imaginando um animal subindo no carro ou tendo algum enfrentamento, tremo só de pensar, rsrs.
    Amei o post, imagino o quanto sua filhota ficou fascinada com os animais que encontraram por lá, bacana demais.
    Beijos.

  2. Imagino o susto! Eu sonho em fazer um safári na África com os meninos, estou planejando essa viagem há um tempo mas ainda não consegui conciliar folgas nossas com as deles, mas nem que estejam todos adultos nós vamos. E vou levar em consideração essas dicas :).

Deixe uma resposta