Home África África do Sul 4 Safáris para Criança na África do Sul
4 Safáris para Criança na África do Sul

4 Safáris para Criança na África do Sul

58

Antes de partimos para a África do Sul essa foi uma das tarefas que demandou mais tempo para planejar, uma vez que nem todos os safáris por lá aceitam levar crianças abaixo de 6 anos. Pesquisei muito em sites nacionais e estrangeiros para não me decepcionar com nada e não perder a viagem! Aliás, pesquisei até como se vestir e se comportar nos safáris, que lá se chamam Game Drive. Toda essa dedicação facilitou agora para escrever os 4 safáris para criança na África do Sul.

Depois de muitas madrugadas, xícaras de café e horas sentadas no computador decidimos o que fazer e uma das nossas principais conclusões foi de não ir para Joanesburgo fazer o Krunger National Park e ir para Cape Town fazer a conhecida Garden Route ou Rota Jardim. Sim! Decidimos isso por 2 motivos: a idade da Luna que está com 3 anos e as várias atrações para criança na Rota Jardim, que vão muito além dos safáris. Ah! Lembrando que os parques mais legais são fora de Cape Town e que todos devem ser reservados com antecedência, principalmente se for pernoitar!

Antes de colocar a listinha, fizemos uma classificação com zebrinhas de acordo com as impressões do que vivemos por lá. Aí vão as nossas dicas dos 4 safáris para fazer com criança na África do Sul. Colocamos também pela ordem de distância partindo de Cape Town a caminho de Port Elizabeth.

4 safáris para criança na África do Sul

barrabarra

thumb_zebrathumb_zebrathumb_zebrathumb_zebra  EXCELENTE         thumb_zebrathumb_zebrathumb_zebra MUITO BOM         thumb_zebrathumb_zebra BOM

barrabarra

Knysna Elephant Park  thumb_zebrathumb_zebrathumb_zebra

(512 km de Cape Town)

africadosul6

Esse parque não é bem um safári. Ele fica entre as cidades de Knysna e Plettenberg Bay, e é um dos mais famosos da região. Eu já havia lido muito sobre ele em vários sites estrangeiros e, com certeza, foi uma escolha mais do que acertada. Em primeiro lugar, é uma experiência deliciosa conhecer de perto os elefantes e estar em um parque só com eles, quer dizer, eles são as estrelas principais mas tem zebras também. Confesso que eu achava que ia ser sem graça, mas foi demais conhecer os seus costumes e seus hábitos. Em segundo lugar, e que amamos fazer, foi dormir ao lado deles em uma suíte com a janela voltada para o dormitório dos elefantes. Sim, são apenas 5 suítes voltadas para essa experiência. Imagina a nossa emoção observando eles de madrugada? Foi fantástico e a Luna nem conseguiu dormir direito de tão excitada que tava com essa aventura. O parque funciona como um centro de reabilitação desses animais que são órfãos ou eram de circo. A programação é acordar cedo e às 8 horas ir caminhar com eles e um guia que conta todas as curiosidades sobre esses lindos grandalhões. Depois voltamos para um café da manhã continental e às 11 horas voltamos para alimentá-los.

Knysna Elephant Park 2
Os elefantes caminham livremente para interagir com as pessoas
Knysna Elephant Park
Caminhando com os elefantes e conhecendo os hábitos e costumes deles
Que emoção alimentar os elefantes no Knysna Elephant Park
Que emoção alimentar os elefantes no Knysna Elephant Park
Luna observando os elefantes da janela da nossa suíte luxo no Knysna Elephant Park
Luna observando os elefantes da janela da nossa suíte luxo no Knysna Elephant Park

Dicas:

  • Não é necessária reserva
  • Horário de Funcionamento: 8h30 às 16h
  • Preços: hospedagem varia de 1170 Rands (standart) a 2170 Rands (luxo) por casal com café da manhã/ caminhada e alimentação os elefantes: 275 Rands (adulto) e 125 Rands (5 a 12 anos) abaixo de 5 anos não paga + 45 Rands da cesta de frutas  / passeio de elefante 575 Rands (adulto) e 240 Rands (5 a 12 anos) abaixo de 5 anos não pode essa atividade  /  caminhada no pôr-do-sol 470 Rands (adulto) e 260 Rands (5 a 12 anos) abaixo de 5 anos não paga
  • Mais informações: http://knysnaelephantpark.co.za

 

Plettenberg Bay Game Reserve thumb_zebrathumb_zebrathumb_zebrathumb_zebra

(540 km de Cape Town)

africadosul11

Esse parque fica bem pertinho do Knysna Elefant Park e foi uma grande descoberta que fizemos lá em Plettenberg Bay. Fica em um lugar lindo e é uma reserva um pouco menor, mas que não deixa nada a desejar. Nessa reserva não é possível fazer auto-drive, ou seja, passear no próprio carro e explorar o parque como outras permitem, só com os jipes com os guias autorizados. São duas horas de game drive que passa por lugares belíssimos da floresta africana para ver elefantes, zebras, búfalos, rinocerontes, hipopótamos, crocodilos, avestruzes, guepardos, leões, hienas, além de várias espécies de aves. Eles têm opções de aluguel de casa para famílias e quartos de diferentes tamanhos.

O imponente leão é uma das atrações do Plettenberg Bay Game Reserve
O imponente leão é uma das atrações do Plettenberg Bay Game Reserve
Olha as nossas carinhas procurando os animais
Olha as nossas carinhas procurando os animais
Encontramos muitos búfalos na reserva
Encontramos muitos búfalos na reserva
Os guepardos descansando bem pertinho de nós
Os guepardos descansando bem pertinho de nós

Dicas:

  • É necessária reserva
  • Horário de Funcionamento: 8h30 às 16h
  • Preços: hospedagem varia de 250 Rands (quartos) a 1490 Rands (casa) por pessoa com café da manhã, sendo criança de 2 a 11 anos pagam 50 % do valor e 0 a 1 ano 150 Rands/ game drive: 590 Rands (adulto) e 170 Rands (crianças até 12 anos)/  cavalgada pela reserva 590 Rands (acima de 12 anos)
  • Mais informações: http://www.plettgamereserve.com

 

Kragga Kamma Game Park  thumb_zebrathumb_zebrathumb_zebrathumb_zebra

(746 km de Cape Town ou 50 km de Port Elizabeth)

africadosul17

O Kragga Kamma Game Park é espetacular! Você tem a opção de fazer o safári guiado nos jipes abertos ou no seu próprio carro e ficar livre para viver momentos extraordinários. E foi assim que aconteceu quando entramos no parque! É outra reserva um pouco menor mais que tem muitos animais (só não tem elefante, mas já tínhamos visto tantos que nem sentimos falta). Para quem faz no próprio carro, quando chega na portaria eles entregam um mapa do parque com fotos de todos os animais que podemos encontrar para começar o game drive, assim é colocado os nomes das pessoas que estão no carro e cada um faz uma pontuação ao avistar o animal primeiro. Luna adorou marcar os animais pelo caminho. Tem várias recomendações como não sair do carro, não confrontar os animais, dirigir devagar, fazer silêncio, não sair da trilha, enfim, se concentrar na atividade e desfrutar das lindas paisagens. Muitas emoções vivemos ali!!! Sabe o que é dá de cara com um rinoceronte imenso e seu filhote no meio do caminho??? Quase chorei de emoção e desligamos o motor do carro para observar a linda cena e deixar eles passarem tranquilamente. E entrar por entre as árvores e sair no meio de mais de dez girafas? Nossa, essa reserva foi demais! Eles também têm várias possibilidades de hospedagem como lodges, chalés, cabanas e tendas que é uma forma de aproximar mais da natureza e vivenciar de perto o lugar.

E olha que demais quando nos deparamos com o rinoceronte e seu filhore
E olha que demais quando nos deparamos com o rinoceronte e seu filhote
No Kragga Kamma vários avestruzes atravessam a pista e nos acompanham sem medo algum
No Kragga Kamma vários avestruzes atravessam a pista e nos acompanham sem medo algum
Muitos antílopes e gnus encontramos por toda reserva do Kragga Kamma
Consideramos  o Kragga Kamma um dos 4 safáris para Criança na África do Sul
Olha as lindas zebrinhas que esbanjam charme com as suas listras pretas e brancas
Olha as lindas zebrinhas que esbanjam charme com as suas listras pretas e brancas

Dicas:

  • É necessária reserva apenas para o safari guiado
  • Horário de Funcionamento: 8h30 às 16h
  • Preços: hospedagem varia de 550 Rands (tendas) a 1425 Rands (lodges) por casal, sendo criança de 6 a 16 anos pagam 175 Rands e gratuito para 0 a 5 anos/ game drive guiado: 210 Rands (por cabeça) e saída com no mínimo 3 pessoas/  auto-drive: 80 Rands (adulto), 40 Rainds (estudante de 3 a 18 anos) e gratuito (0 a 3 anos)
  • Mais informações: http://www.kraggakamma.co.za

 

 

Addo Elephant National Park thumb_zebrathumb_zebrathumb_zebra

(767 km de Cape Town ou 40,5 de Port Elizabeth)

O Addo Elephant tem 120.000 hectares com várias espécies de animaias

Considerado o terceiro maior parque da África do Sul, ele tem 120.000 hectares de terra, ou seja, é imenso com muios animais para ver. São mais de 350 elefantes, 200 búfalos, rinocerontes, antílopes, leões, gnus, zebras, javalis, leopardos, hienas e muito mais só que espalhados por essa enorme área. No Addo é possível fazer o auto-drive ou o safári guiado, porém esse último não é permitido para crianças menores de 6 anos. Nós fizemos o passeio no nosso carro e conseguimos ver muitos animais (menos o leão) mas para isso ficamos mais de 5 horas no parque, rodando devagar em trilhas longas (incluindo uma paradinha para almoçar). Achamos bastante cansativo para criança pequena, apesar da Luna ter se divertido em vários momentos. Há lugares com vegetação fechada o que a visualização de animais.

O Addo Elephant National Park tem muitos elefantes
O Addo Elephant National Park tem muitos elefantes
Os antílopes e gnus são lindos e se escondem nos arbustos quando passamos
Os antílopes e gnus são lindos e se escondem nos arbustos quando passamos
Outro animal que encontramos muito foi o javali com enormes dentes
Outro animal que encontramos muito foi o javali com enormes dentes
O parque é muito bem sinalizado com informações e alertas aos turistas
O parque é muito bem sinalizado com informações e alertas aos turistas

Dicas:

  • É necessária reserva apenas para o safári guiado
  • Horário de Funcionamento: 8h30 às 16h
  • Preços: há diversas hospedagens dentro da área principal do Addo (que eles chaman de main camp) e fora em outros camp  /  game drive guiado: 340 Rainds (adulto) e 170 Rainds (6 a 12 anos)  /  auto-drive: 248 Rainds (adulto) para taxa de conservação e 124 Rands (criança)
  • Mais informações: http://www.addopark.com

Outras reservas para ver animais:

Áquila Private Game Reserve Safári & Spa
Fairy Glen Big 5 Safari
Garden Route Game Lodge
The Elephant Sanctuary
Tenikwa Wildlife Centre Home
Kuzuko Lodge Game Reserve

 

E você, já fez algum safári? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua viagem.

Procure pela hashtag que usamos nas redes sociais Facebook e Instagram: #vpanaafricadosul

Inscreva-se em no nosso Canal You Tube!

 

 

Outras rotas de aventura que você pode gostar:

Canastra Kids, curtindo o cerrado em família

Conheça a Rota das Grutas e descubra os tesouros de MG

7 dias pelo México com criança: Cancun, Riviera Maya e Chichen Itzá

Roteirinho Básico para Cartagena

 

 

Gostou? Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Comment(58)

  1. Adorei o relato e as dicas Flavia. Pelo visto a Luna se divertiu bastante. Bom saber que existem safáris que dá para levar crianças, normalmente as pessoas ficam meio ressabiadas quanto a isso. Lindas fotos. Abraço

    1. Com certeza Leo as pessoas ficam com medo de viajar para lá sem saber o que encontrar. Foram semanas de pesquisa ponderando a rota que seria melhor para a Luna e com certeza acertamos em cheio. Bjs e obrigada!

    1. Sim Dri. Eles vão amar o Krunger e se quiser mais aventura escolha uma reserva particular dentro do Krunger. O problema que nos esbarramos além da idade no Krunger é que não tem muitas outras grandes opções como as quantidades na Rota Jardim.

  2. Que experiências incríveis! Imagino dormir do lado dos elefantes que loucura que não deve ser.
    Massa demais acompanhar as viagens de vocês, eu visitei um parque perto de Joanesburgo e achei muito bacana, fiquei com muita vontade de conhecer esses aí que você listou

  3. Adorei, Flavia!
    Vi o post com meu filhote de 2,5 anos no colo e ele começou a apontar os animais e a dizer os nomes…. Se em foto ele vibrou, imagine pessoalmente!
    Post favoritado!

    1. Que legal Ju! Bom saber que inspiramos outras familias a conhecer lugares diferentes dos obvios. Pesquisei por meses os melhores lugares para fazer com a nossa filha e que agregasse atividades para toda a familia e foi ótima a nossa viagem! Vocês vão amar e seu pimpolho mais ainda!

  4. Muito bom o post! E muito legal vocês proporcionarem esse tipo de viagem para sua filha. Ver os animais assim tão de pertinho, aprender a respeitá-los em seu habitat natural, serao coisas que ela nunca esquecerá. parabéns.
    Morei um tempo na Africa e fiz alguns safaris. Foram experiencias maravilhosas!

    1. Como você morou na África já pode imaginar a loucura que foi para a gente fazer os safaris né? Ficamos alucinados quando vimos os animais tão pertinho e na vida selvagem. Luna ama e respeita os bichinhos e deu ainda mais entendimento quando viu em seu habitat. Obrigada! Bjs

  5. Que bacanaaaa! Primeiro, eu nem sabia que tinha todas essas opções de safari. Só conhecia o Kruger, mais badalado. E melhor ainda avaliar com relação aos pequenos. Imagino que para os pais deve ser difícil programar uma viagem pra um lugar assim com os filhos, entao esse post ajuda muito!

    1. Sim Klecia. Muitas familias tem vontade de ir e desconhecem informações importantes que devem ser consideradas para chegar na hora e ter que deixar de fazer um passeio. Foram meses de pesquisa para ver o melhor para a nossa filha e que pudesse unir várias atividades para toda a família. Bjs

    1. Fran, esse roteiro foi construído com muito carinho mesmo e meses de pesquisa para fazer o melhor com a Luna. Adoramos e sei que vocês vão se divertir muito por lá! Que bom que estamos te ajudando com as nossas dicas. Bjs

    1. Realmente vale a pena! Fiquei emocionada. Serio! Quando vi o leão de perto quase chorei de tão lindo vê-lo andando na vida selvagem. Você vai se apaixonar tb!

  6. Primeiramente, que experiencias maravilhosas para essas crianças!!! Adorei as dicas (q na minha opiniao vale demais pra viagens sem pequenos tbm!) parabens!

  7. Muito boas as dicas e explicações. Não tinha lido seu roteiro, mas vamos viajar esta semana e tomamos a mesma decisão de vocês de fazer safáris no roteiro Porto Elizabeth – Cape Town. Uma dúvida: ainda estão exigindo tradução da certidão de nascimento de crianças traduzida para o inglês, quando a criança viaja com os dois pais?

  8. nossa fiquei super aliviada com seu post! quando vi que vc conseguiu levar sua pequena no Safari, minha filha tem 3 anos acho que vou conseguir ir com ela em algum deles!!

  9. Olá Flávia, tava quase desistindo da África do Sul qdo decidi pesquisar como seria lá com crianças. AMEI seus posts. Apesar de meu filho já ter 9 anos, estava um pouco insegura. Vc fez essa rota de carro alugado? Fez as reservas daqui, ou por lá mesmo? Qtos dias acha necessário para conhecer Cape Town e fazer a Rota? Pretendo ir em dezembro, no Natal…o q vc acha dessa data? Obrigada por compartilhar!

    1. Olá Elaine! Puxa, não desiste não, vocês vão amar e seu filho vai curtir demais! A Africa do Sul é boa o ano todo e li relatos de pessoas que foram em várias épocas do ano. O roteiro que fizemos acho que foi bem bacana porque vimos de tudo um pouco. Acho que ficaria mais um dia em Cape Town para curtir outras atrações com calma. Abraços, Flavia

  10. Olá!!! Vamos para África em abril do ano que vem, meu filho estara com 4 anos. Me diz por onde começar, amei o roteiro de vcs, quero fazer igual!!! Vc pode me ajudar?? Nosso vôo chega na Cidade do Cabo, dai p frente, como faço??? Alugo um carro, vou de transporte publico, aéreo ou terrestre?? E a rota jardim??? Me ajuda???

    1. Oi Anna, tudo bem? Que bacana que vão se aventurar na Africa do Sul. Vocês vão amar. Não tem mistério não, é só seguir o nosso roteirinho mesmo. Ponto de partida é alugar um carro e seguir as nossas dicas de lugares que fizemos dia-a-dia. Qualquer coisa me avisa. Bjs

  11. Oi, Flávia, adorei seu post. Estamos com passagem comprada para lá. Teremos 11 dias e meio que queremos dividir entre a rota jardim, Stellenboch e Cidade do Cabo. Você foi nestes 4 safáris numa única viagem? Cada um seria um dia de passeio? Estou pensando em escolher os 2 com mais zebrinhas =)
    Estarei com meu bebê de 1a9m.

    1. Oi Debora! Sim os 4 safaris nós fizemos em uma única viagem e fiz um roteiro bastante lúdico para divertir a pequena e que nos atendessem também. Você leu o osso roteirizo, acho que vai se encaixar bem no que você quer fazer.

  12. Oi, Flávia, li o outro roteiro, sim. Está me ajudando muito! É bem isso que queremos fazer. =)

    Vou colocar na programação 3 dos 4 safáris, deixando o Addo de fora. Cada um em um dia.

    Estou pensando em dormir em 4 locais diferentes durante toda a viagem para tentar ser menos cansativo a parte de check-in/check-out e arrumação de malas. Ficaria assim:

    – 2 noites em Port Elizabeth ou em Kragga Kamma Game Park

    – 3 noites em Knysna Elephant Park ou Plettenberg Bay Game Reserve

    – 3 noites em Stellenbosch

    – 4 noites em Cidade do Cabo

    Você dormiu em Knysna e em Plettenberg? Entre os dois, qual você recomendaria mais para dormir?

    1. Oi Debora. Bom dia! Vou dividir em tópicos as suas duvidas rss:
      1)Acho que duas noite no Kragga Kamma pode ser muito tempo, pois la so tem a reserva mesmo, a não ser que vocês cheguem final de tarde e tenham que pernoitar mesmo e no dia seguinte fazer o game drive com calma e pernoitar para seguir viagem. Ai sim. Mas caso contrario o melhor é ficar na cidade e fazer um bate-volta la e no dia seguinte curtir os pontos turísticos da cidade e dar uma voltinha na rola com as crianças. Adoramos ficar no guest house e o Edward é super gentil e ama crianças. Veja o quarto estilinho casa que ficamos que tem ate cozinha rss
      2) Eu ficaria no Knysna Elephant por ser mais perto da cidade de Plettenberg e vocês poderem dar uma voltinha. Nós inclusive saímos a tardinha e fomos passear e jantamos tb, retornando a noite. Ja a outra reserva, vocês podem fazer safari e voltar para dormir no knysna. Fica uns 30 a 35 minutos de la, mas é mais dentro das montanhas achei difícil sair se quiser passear na cidade.
      3) Porque voces nao ficam em Franschoek ao invés de Sttenbosch? É linda a cidadezinha com uma rua super chamas tb Nos optamos ficar em um chale como se fosse uma fazenda rss Você pode colocar so duas noites e aumentar Cape Town para 5 dias que tem coisa avessa para fazer com calma, inclusive nos arredores!
      Beijos!

  13. Help! Viajaremos com nosso bebê de 1 ano e 4 meses na época da viagem. As restrições para os menores estão relacionadas à segurança, obviamente, mas por quais outros motivos, você sabe explicar? Essas 4 sugestões que deu se aplicam a faixa etária do meu bebê?
    Obrigada! Suas dicas estão ajudando bastante!!!

    1. Oi Thaise, rsss adorei ver a sua animação para viajar! Vamos lá, No Knysna é super tranquilo fazer o passeio com os elefantes e dormir na suite ao lado, no Kragga Kamma tb porque fara no carro alugado. Mas no Plettemberg eu já não sei te dizer porque não vi bebês indo no carro do safari. Acho que é só a partir de 2 anos. Já o Addo eu não te recomendaria porque vai ficar muito cansativo para o bebê, uma vez que o parque é imenso (3º maior da Africa do Sul). Bom saber que estamos ajudando varias familias a realizar esse sonho! Bjs e qualquer coisa é só falar!

Deixe uma resposta